CARREGANDO

Digite para buscar

Reportagens

As novas guerras da velha Luz

2 de junho de 2017

A Polícia Militar realizou no último dia 21 de maio uma operação na Cracolândia para expulsar usuários de drogas e moradores de rua da região, no centro da capital paulista. Com balas de borracha e bombas de efeito moral, a atuação dos policiais faz parte de mais uma tentativa do poder público de “revitalizar” a área. Desta vez, lojas, hotéis e residências do local também foram fechados.

“Refrigerante, água, carne, tudo o que eu tinha. Levaram tudo. A polícia entrou e fez o que quis”, reclama a comerciante Tia Sara, dona de uma lanchonete da região. “A prefeitura falou que vai lacrar, que todo mundo vai sair daqui. Mas eu vou receber o que? E a minha mercadoria? Fica como? Do zero de novo? Vou ter que puxar carroça?”

Durante a operação, três pessoas ficaram feridas com a demolição das paredes de uma pensão que ainda estava ocupada. “Eu estava lavando a louça quando essa parede caiu. Só deu tempo de eu passar. E se eu tivesse morrido? Ia ficar por isso mesmo?”, questiona uma das pensionistas.

Também foram cortados luz e água de imóveis próximos, mas alguns se recusam a deixar suas casas. “Eu não vou sair assim, com uma mão na frente e outra atrás. Eu paguei aluguel e minhas coisas”, conta um morador.

Reportagem: Caio Castor, Daniel Mello e Pedro Ribeiro Nogueira
Edição: Beatriz Macruz, Caio Castor, Pedro Ribeiro Nogueira e Rute Pina
Imagens: Caio Castor, Fernando Solidade, Flávio Galvão, Pedro Ribeiro Nogueira e Rogério Pixote

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *