CARREGANDO

Digite para buscar

Reportagens

O conflito entre ocupação e condomínio em São Bernardo

19 de setembro de 2017

De um lado do muro está a ocupação “Povo sem Medo”, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com aproximadamente oito mil pessoas sem teto, de acordo com os organizadores. Do outro, condomínios de classe média que criaram o Movimento Contra a Invasão de São Bernardo (MCI).

No último sábado, 16 de setembro, os moradores dos prédios realizaram uma manifestação contra o acampamento. No domingo, os moradores do acampamento fizeram um ato em resposta ao protesto do MCI. Xingamentos, hostilidades e até tiro com arma de chumbinho aconteceram no último final de semana. Os movimentos prometem novos protestos.

“Nos sentimos desamparados pela prefeitura, pelo governo”, diz Alexandre Luís Cequetis, morador de um dos prédios. Uanderson, que mora na ocupação, também reclama dos governantes. “Diz na Constituição que a gente tem direito à moradia digna, que a gente não tem porque os corruptos roubam tudo, levam pro bolso deles.”

“Eu entendo os dois lados”, pondera Marcelo Serrano, outro morador dos prédios. “Eu entendo o lado social das pessoas precisarem de moradia e quererem exigir isso do governo e eu também entendo o lado do pessoal do prédio, que tem medo porque infelizmente a gente tem essa divisão de classes no Brasil muito forte.”

Reportagem: Caio Castor, Rute Pina e Victor Labaki
Imagens: Caio Castor e Pedro Biava
Edição: Caio Castor
Finalização: Rica Saito

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *